Acontece

Voo com 2 milhões de doses de vacinas para o Brasil deixa a Índia

Foto: Reprodução/agenciabrasl
As doses foram produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia e o maior produtor mundial de vacinas.

O avião com as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 decolou na madrugada desta segunda (22) de Mumbai, na Índia, com destino ao Brasil. A chegada do voo com a remessa de dois milhões de doses do imunizante está prevista para as 6h55 de terça (23), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Uma vez em São Paulo, as vacinas seguirão para o Instituto de tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Rio de janeiro.

As doses foram produzidas pelo Instituto Serum, parceiro da AstraZeneca na Índia e o maior produtor mundial de vacinas. Mesmo prontas, as vacinas deverão passar primeiro por Bio-Manguinhos onde  serão rotuladas antes de serem distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações.

Além dos 2 milhões que chegam ao país nesta terça, mais 8 milhões estão previstas para os próximos dois meses. Totalizando um acordo que prevê 10 milhões de doses até março.

Enquanto negocia a chegada das doses prontas, a Fiocruz trabalha na produção local das vacinas Oxford/AstraZeneca. Segundo o acordo com a farmacêutica anglo-sueca, a Fiocruz vai produzir 100,4 milhões de doses de vacinas até julho, a partir de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado. A primeira remessa desse insumo já chegou ao Bio-Manguinhos e o primeiro milhão de doses produzido na Fiocruz tem entrega prevista para o período de 15 a 19 de março.

De acordo com a fundação, os dois primeiros lotes estarão liberados internamente nos próximos dias. Esses lotes são destinados a testes para o estabelecimento dos parâmetros de produção.

“Com esses resultados, a instituição produzirá os três lotes de validação, cuja documentação será submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esses lotes somarão cerca de 1 milhão de doses e seus resultados serão enviados à Anvisa até meados de março”.

Também está em andamento na Fiocruz o processo de transferência de tecnologia para a produção do IFA no Brasil, o que tornará a fundação autossuficiente na produção das vacinas. A previsão é que as primeiras doses com IFA nacional sejam entregues ao Ministério da Saúde em agosto, e, até o fim de 2021, seja possível entregar 110 milhões de doses, elevando o total produzido no ano pela Fiocruz para 210,4 milhões.