Acontece

Bahia terá lockdown neste fim de semana

Foto: Reprodução/ Kiko Silva/ Alô Alô Bahia
"Só poderão funcionar atividades relacionadas à saúde e alimentação das pessoas. Todas as outras estarão inclusas nesse fechamento. Com isso, queremos ganhar dois dias de fechamento completo", destaca o governador Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito Bruno Reis anunciaram nesta quinta-feira (25), um lockdown em Salvador e em 90% dos municípios da Bahia neste fim de semana. Com a finalidade de conter o avanço de casos da Covid-19, a medida restritiva vale das 17h desta sexta-feira (26), até 5h da próxima segunda (1°). 

“Só poderão funcionar atividades relacionadas à saúde e alimentação das pessoas. Todas as outras estarão inclusas nesse fechamento. Com isso, queremos ganhar dois dias de fechamento completo”, destaca o governador Rui Costa. 

Nesta semana, algumas cidades do estado já estão sob toque de recolher, que tem início às 20h e segue até às 5h do outro dia. Porém, a curva de contágio segue crescendo e pressionando o sistema de saúde, que já tem taxas de ocupação de leitos alta, chegando a 100%. A expectativa deles é que, com a medida, haja uma redução no contágio.

O prefeito, Bruno Reis, destacou que a demanda nas UPAs é maior do que a registrada no pico da pandemia na primeira onda, o que torna a situação ainda mais preocupante. 

“A situação é muito próxima ao colapso dos leitos de UTI na Bahia, inclusive de leitos privados. Vamos estender a suspensão das cirurgias não essenciais também para os leitos privados. Não faz sentido os hospitais estarem programando cirurgias não essenciais nesse momento. Eles têm que disponibilizar mais leitos. Estamos recebendo muitos pacientes com plano de saúde”, disse Rui Costa.

Com informações do site Alô Alô Bahia.