Acontece

Estudo confirma eficácia de 94% da vacina Pfizer contra a Covid

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
O estudo mostrou ainda que a vacina reduziu em 87% as hospitalizações, resultados obtidos uma semana após a aplicação da segunda dose.

Um amplo estudo realizado em Israel foi publicado nesta quarta-feira (24) na revista New Englad Journal Of Medicine. Até então, os resultados vinham apenas por meio de ensaios clínicos realizado com milhares de pessoas, mas não em condições reais, com uma maior variedade de indivíduos e comportamentos.

O estudo foi realizado com cerca de 1,2 milhão de pessoas atendidas em uma das maiores instituições de saúde de Israel, a Clalit Health Services, entre 20 de dezembro de 2020 e 1º de fevereiro de 2021.

As quase 600 mil pessoas que receberam a vacina foram comparadas com cerca de 600 mil que não receberam a dose do imunizante, sendo os dois grupos com características parecidas em idade, sexo, comorbidades e locais de residência.

Com isso, pode-se observar que a vacina reduziu 94% dos casos com sintomas de covid-19, e em 92% os casos mais graves e em 87% as hospitalizações. Essas porcentagens foram obtidas após ao menos sete dias desde a aplicação da segunda dose do imunizante da Pfizer, sendo 57% eficaz ao tomar a primeira dose com casos de covid com sintomas e 62% nos casos graves.

Tags