Acontece

Pesquisa aponta que consumo nas classes C e D aumentam 32% em PE

Foto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco
Pernambuco teve melhor desempenho entre oito estados onde se observou recordes regionais

A primeira edição da Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Grupo Santander, aponta que os pernambucanos gastaram 32% a mais no 4º trimestre de 2020 sobre o trimestre anterior. Esta porcentagem aponta que o número foi bastante superior à média dos brasileiros nesse mesmo período, com 9%. 

Pernambuco foi o melhor desempenho entre os oito estados onde se observou os recortes regionais: Bahia (21%), Ceará (20%), Espírito Santo (16%), Rio de Janeiro (22%), Minas Gerais (19%), Paraná (23%) e Rio Grande do Sul (19%).

O levantamento foi feito com os clientes da Superdigital, que reúne mais de 1,7 milhão de contas ativadas em todas as regiões do Brasil. A pesquisa, baseada nas transações feitas pelos clientes, será mensal a partir de março, com o objetivo de traçar o perfil do consumidor destas classes sociais.

Em Pernambuco, os gastos que mais cresceram foram os com Rede online (56%), Combustível (18%), Lojas de roupas (15%), Transportes (13%) e Diversão e Entretenimento (12%). Por outro lado, gastos com Companhias aéreas (-30%), Hotéis e Motéis (-7%) e Serviços (-5%) recuaram.

De acordo com a CEO da Superdigital no Brasil, Luciana Godoy, o auxílio emergencial foi uma grande contribuição para este crescimento. 

“Os dados apontam para uma recuperação no nível de consumo das famílias das classes C e D, ajudada pelo pagamento das últimas parcelas do auxílio emergencial e 13º salário”, afirma Luciana Godoy.