Acontece

Alemanha, França e Itália suspendem uso da vacina de Oxford

Foto: Dado Ruvic/Reuters
Países decidiram tomar a medida como forma de precaução depois de casos de trombose registrados no continente. OMS nega relacao e recomenda continuação das campanhas de vacinação

Alemanha, França e Itália informaram nesta segunda-feira (15) que suspenderão o uso da vacina contra Covid-19 da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela universidade e pelo laboratório britânicos. As informações são do jornal britânico The Guardian. Os países decidiram tomar a medida como forma de precaução depois de casos de trombose registrados no continente. A relação entre os casos e os imunizantes, no entanto não está comprovada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda continuar o uso da vacina nas campanhas de imunização.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirmou oficialmente que não há indícios concretos de que a vacina esteja relacionada ao aumento do risco de coágulos sanguíneos. De acordo com a agência, os 30 casos registrados entre os cinco milhões de imunizados com a vacina de Oxford/AstraZeneca não é superior aos que ocorrem na população em geral.

Foto: REUTERS/Dado Ruvic

A Itália já havia suspendido o uso de um lote da vacina na semana passada depois da morte de um militar e um policial no sul do país. Os casos estão sendo investigados e nenhuma relação com a vacina está comprovada até o momento.

O Ministério da Saúde da Alemanha disse que a decisão foi baseada em um conselho do órgão regulador de vacinas do país, o Instituto Paul Ehrlich, que pediu uma investigação mais aprofundada dos casos. Em uma declaração, o ministro disse que a EMA decidirá “se e como essas novas informações vão afetar a autorização da vacina.”

Já o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que vai suspender o uso do imunizante de Oxford/AstraZeneca enquanto aguarda uma avaliação da EMA, prevista para terça-feira.

Áustria, Dinamarca, Islândia, Noruega, Bulgária, Tailândia e República Democrática do Congo já tinham suspendido o uso da vacina.