Acontece

Consórcio de governadores do Nordeste finaliza compra da Sputnik V

Foto: Reprodução
Solenidade desta tarde junto ao Ministério da Saúde serviu para oficializar a distribuição de vacinas para todo o Brasil, seguindo as regras do Plano Nacional de Imunização (PNI)

O Consórcio de governadores do Nordeste, grupo que reúne os nove governadores da região nordestina, assinou nesta quarta-feira (17), o contrato com o Fundo Soberano Russo da compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V. O objetivo é gerar uma distribuição de forma proporcional e igualitária para a população brasileira.

A solenidade desta tarde junto ao Ministério da Saúde serviu para oficializar a distribuição de vacinas para todo o Brasil, seguindo as regras do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Vale ressaltar que o primeiro diálogo se iniciou em agosto de 2020. A princípio, havia uma expectativa de R$ 50 milhões de doses, mas na assinatura do contrato ela foi finalizada em 37 milhões de doses. Cada Estado assinou porque na questão jurídica de contrato não é permitido em termos de consórcio e teria que ser feito por cada Estado. Então foi feito por cada estado do Nordeste e juntos totalizaram esses 37 milhões.

Confira o cronograma de entrega (Sputnik V): Adqueridas através de negociação do Consórcio Nordeste

Abril  – 2 milhões de doses

Maio –  5 milhões

Junho  – 10 milhões

Julho – 20 milhões (possibilidade de 5 milhões ser antecipado para maio).