Acontece

18 cidades do Sertão aumentam restrições com quarentena total

Foto: Divulgação
Medidas começarão a valer a partir de quarta-feira (24)

Dezoito cidades do Sertão de Pernambuco vão entrar em medidas mais rígidas, a partir da próxima quarta-feira (24), o principal objetivo é conter o crescente número de casos da pandemia da Covid-19. A medida, que visa a quarentena total, vai além das medidas anunciadas pelo Governo do Estado, sendo assim com que tenha cinco dias de duração e seja encerrada apenas dia 28 de março. 

O acordo foi feito em uma reunião entre o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o secretário estadual da saúde, André Longo, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e promotores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que aconteceu nesta sexta-feira (19). 

As restrições valem para Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazera, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Taparetama – todas no Sertão do Pajeúe Sertânia, no Sertão de Moxotó.

De acordo com o presidente da Amupe, José Patriota, entre as restrições previstas na quarentena total estão supermercados, que deverão funcionar apenas via delivery e as feiras dos municípios, que serão suspensas. Postos de gasolina também continuarão funcionando normalmente. 

“O único consenso para abrir, até agora, foi farmácia e, talvez, bancos. Vamos ter uma reunião com o secretário [de Defesa Social] Antônio de Pádua na segunda-feira para botar a polícia na fiscalização”, disse José Patriota.

Apenas serviços considerados extremamente essenciais poderão funcionar no período nas 18 cidades. A lista desses serviços, assim como os demais detalhes do decreto, está sendo acertada entre os prefeitos da região.