Acontece

Justiça acata medida para evitar aglomerações em ônibus no Recife

Foto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco
Segundo determinação, os ônibus no Grande Recife só poderão circular com os passageiros sentados

Nesta sexta-feira (19), a Defensoria Pública de Pernambuco teve seu pedido, de evitar aglomerações nos terminais e coletivos da Região Metropolitana do Recife, acatado pela Justiça.

As medidas passam a valer quando o Consórcio Grande Recife for notificado da decisão. Além disso, a instituição requereu que seja disponibilizada uma frota suficiente para atender à demanda.

“Neste nosso pedido, os ônibus só vão poder circular com pessoas sentadas. Para que isso aconteça, foi determinado que as empresas passem a funcionar com 100% da frota. E, caso seja necessário, aumente ainda mais a quantidade de ônibus nas ruas para atender à população de uma forma que não haja aglomeração no transporte”, explica o defensor Rafael Alcoforado.

Também foi proibida a presença de mais de 30 pessoas em filas nos Terminais Integrados (TIs) para ônibus convencionais e de mais de 45 pessoas em filas para veículos articulados ou BRTs.

Caso as normas não sejam seguidas, foi estabelecida multa ao Consórcio Grande Recife de R$ 10 mil por dia em que seja descumprida a decisão.