Acontece

Vacina de Oxford apresenta 79% de eficácia em casos sintomáticos

Foto: Reprodução/ Tânia Rego/ Agência Brasil
Anúncio foi feito pela farmacêutica nesta segunda-feira (22), sem ainda a publicação oficial dos resultados

De acordo com os novos testes conduzidos nos Estados Unidos, Chile e Peru, a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca, tem eficácia de 79% contra casos sintomáticos da doença. Após a atualização dos dados, a empresa deve entrar com o pedido de autorização para o uso emergência no país norte-americano.

Com resultados publicados na revista científica The Lancet, após ensaios clínicos de fase 3 conduzidos no Reino Unido, África do Sul e Brasil, a vacina tem 70% de eficácia contra casos sintomáticos da Covid.

Posteriormente, novos dados dos mesmos países indicaram que a vacina era eficaz contra a variante B.1.1.7, do Reino Unido, mas a eficácia era reduzida para a variante da África do Sul. No caso do Brasil, onde a nova variante P.1 surgiu em Manaus e já se espalhou por quase todas as regiões do país, a vacina se mostrou eficaz ao proteger contra essa nova cepa.

Os novos dados são resultados dos novos testes com mais de 32 mil participantes, maiores de 18 anos, desenvolvido entre agosto de 2020 e março de 2021.

O anúncio foi feito pela farmacêutica nesta segunda-feira (22), sem ainda a publicação oficial dos resultados.