Encalhado desde terça-feira (23) no Canal de Suez, no Egito, a presença do navio Ever Given, tem feito com que as empresas de transporte marítimo globais comecem a redirecionar as rotas de carga.
Aproximadamente 30% do volume mundial de contêineres de transporte transita diariamente pelos 193 quilômetros do Canal de Suez, cerca de 12% do comércio global de todas as mercadorias. Sendo assim com que a hidrovia mais conhecida por seu papel nos mercados de energia do que por commodities agrícolas, como o café fique afetada. Ainda assim, apenas dois grandes produtores de café robusta (Brasil e Costa do Marfim) não usam essa rota-chave para atender grandes consumidores da Europa.
De acordo com o vice-presidente de produtos e operações da consultoria dinamarquesa Sea-Intelligence, Niels Madsen, à Reuters, a presença do navio no local por mais tempo pode causar impactos ainda mais prejudiciais à economia. “Se o Canal de Suez permanecer bloqueado por mais 3 ou 5 dias, isso começará a ter ramificações globais muito sérias”, disse Niels Madsen.
Segundo a autoridade do canal, será preciso remover entre 15 mil e 20 mil metros cúbicos de areia para atingir uma profundidade de 12 a 16 metros. Sendo assim com que o navio consiga flutuar livremente, liberando a passagem.
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