À mesa

Surge uma Associação de Mulheres do Vinho de Pernambuco

Bia Magionni, idealizadora da associação e empresária à frente da Total Vinhos - Foto: Divulgação
Por iniciativa da especialista Bia Magionni, empresária à frente da Total Vinhos, começa a surgir a Associação das Mulheres no Vinho em Pernambuco.

Por Bruno Albertim

Sediada nos Estados Unidos, a prestigiosa entidade Court of Masters Sommeliers concedeu, desde 1997, 155 cobiçadíssimos títulos de Master Sommelier, certificação máxima mundial que um profissional do vinho pode ter – destes, apenas 24 foram mulheres.

No final de 2020, o The New York Times publicou uma contundente reportagem com os depoimentos de 21 mulheres sobre casos de assédio e sexismo na entidade. Tão graves que, em dezembro do mesmo ano, toda a direção da entidade foi destituída. No Brasil, representantes da Court of Masters organizaram uma pesquisa com 5OO mulheres, em funções diversas, no mercado de vinhos: 79% declararam ter sido vítimas de machismo no meio.

Em Pernambuco, um grupo de mulheres quer reverter a situação. Por iniciativa da especialista Bia Magionni, empresária à frente da Total Vinhos, começa a surgir a Associação das Mulheres no Vinho em Pernambuco.

“Muitas de nós nem sequer nos conhecíamos, e eu sentia essa carência. Os homens sempre tiveram confrarias pra trocar informações e tomar vinhos. E não faltam casos de machismo e assédio no mercado local”, diz Bia.

“Por mais que, hoje, o público consumidor já seja metade masculino, metade feminino, o mercado de trabalho ainda não é igualitário. Na ABS (Associação Brasileira de Sommeliers} – PE, a única mulher é Eduarda Figueiredo”.

Além de fazer com que com a presença da mulher nas associações seja mais paritária, a associação deve promover encontros e cursos de formação. “Uma das ideias é profissionalizar mulheres de baixa renda para entrar no mercado de trabalho, uma vez que os cursos de formação normalmente não estão acessíveis para a maioria”, diz Bia.

Entre as dez profissionais já envolvidas no projeto, estão alguns nomes femininos que fazem já a diferença no cenário: Eduarda Figueiredo, Amanda Loyo, Fabiana Gonçalves, Daene, Thayssa Moraes, Jorgeane Meriguete, Claudia Rodrigues, Sofia Palazzo e Mariana Lôbo.

3 Comentários

Clique aqui para comentar