Acontece

Começa, nesta quinta (1), novo plano de convivência em Pernambuco

Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Com restrição nos horários de funcionamento e volta gradual, Pernambuco se prepara o início do novo plano de convivência.

Com o fim dos 14 dias de quarentena mais rígida, quando apenas serviços essenciais puderam funcionar, Pernambuco inicia o novo plano de convivência com a covid-19.

O novo plano prevê as regras até o dia 25 de abril, um domingo. Até lá, na Região Metropolitana do Recife, o comércio poderá reabrir das 10h às 20h durante a semana, e de 9 às 17h nos finais de semana.

As  Praias podem voltar a ter atividades físicas individuais. Também estão permitidos os usos de calçadões, praças e parques.

Igrejas e atividades religiosas podem funcionar entre 5h e 20h durante a semana e 5h e 17h aos finais de semana e feriados na RMR. Os mesmos horários valem para a academias.

Serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar de 5h às 20h durante a semana e das 9h às 17h aos finais de semana.

As escolas e universidades, públicas e privadas, têm o funcionamento para aulas presenciais liberados na segunda-feira (6), mas seguirão um cronograma gradual.

Para escolas particulares, a retomada de aulas do 1° ao 5° ano se inicia na segunda-feira. Alunos das instituições privadas dos anos finais e Ensino Médio podem retomar ao ensino presencial a partir de 12 de abril.

Na rede estadual, a retomada começa em 19 de abril, com retorno do 3° ano do Ensino Médio, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano).

No dia 26 de abril, podem retornar às aulas presenciais na rede de ensino estadual os estudantes do 2° ano do Ensino Médio e dos 8° e 9° ano do Ensino Fundamental. Por fim, a rede pública de Pernambuco retomará aulas presenciais para alunos do 1° ano do Ensino Médio e 6° e 7° anos do Ensino Fundamental no dia 3 de maio.  No caso das escolas municipais, o retorno pode ser iniciado a partir de 26 de abril, com calendário definido por cada cidade.

O Plano de Convivência considera os feriados da Sexta-Feira da Paixão, em 2 de abril, e de Tiradentes, em 21 de abril. Nesses dias, valem as regras de fim de semana.