Acontece

Inovação digital: Globo se associa ao Google Cloud

A Globo anunciou uma parceria estratégica pelo prazo de sete anos com o Google Cloud. Segundo a emissora, o acordo vai avançar o processo de transformação digital da empresa. Hoje operando com centros de dados próprios, a Globo vai transferir para a “nuvem” todo o seu acervo. “A nuvem permite elasticidade [no consumo de servidores]. Você pode provisionar recursos de acordo com o tamanho de sua demanda”, disse Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da Globo.

Com o acordo, a emissora espera não ter mais problemas nos momentos de transição de programação ao vivo na TV aberta em direção ao Globoplay, como ocorre durante o “BBB”, quando todo o público que acompanha o programa sai da TV aberta e vai direto para o aplicativo de streaming, fazendo com que fique totalmente congestionado.

A nuvem também será utilizada para transmissões esportivas ao vivo e gravações. “Aqueles grandes caminhões que a gente costuma levar para os estádios vão ficar obsoletos. Vamos precisar apenas de uma van com um datacenter que conecta câmeras e microfones”, explicou Barros.

A parceria também inclui um projeto de co-inovação para integrar recursos do Android TV ao Globoplay. Nos televisores Android produzidos no Brasil, haverá uma tecla de acesso direto ao serviço de streaming no controle remoto e será possível migrar da TV aberta para o streaming sem apertar várias teclas.