Acontece

Geraldo Julio é escolhido enviado para a América Latina do ICLEI

Foto: Andrea Rêgo Barros
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do ICLEI na América do Sul passa a acumular mais uma função de destaque internacional

Devido ao relevante trabalho que vem desenvolvendo à frente da presidência do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) na América do Sul, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, também passa a ser o enviado especial para a América Latina da Rede internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Ou seja, ele representará ainda o México e toda a América Central. O nome de Geraldo foi confirmado no novo posto, na tarde desta segunda-feira (12), durante a reunião remota do Conselho Global do ICLEI. O encontro também oficializou o novo presidente global da rede, Frank Cownie, prefeito de Des Moines (EUA).

“Eu tenho o prazer de ser o enviado especial para a América Latina junto com todos os integrantes da América do Sul e América Latina para que a gente some esforços e unifique o discurso de redução das emissões e enfrentamento a essa emergência climática que o planeta vive e, também, que haja projetos implantados em toda essa região. Trabalhamos sempre com o compromisso/ação e a gente quer chegar muito forte para a COP26 (Conferência das Partes da ONU, prevista para acontecer em novembro deste ano, em Glasgow, na Escócia) com a voz regional de todos os governos locais, somados aqui na América Latina. Então, só tenho que agradecer essa oportunidade”, destaca.

Geraldo Julio ainda faz questão de fazer um balanço positivo do trabalho realizado como presidente do ICLEI América do Sul. “Temos hoje colaboradores trabalhando nos quatro escritórios da América do Sul, sendo um do regional e os demais no Brasil, na Argentina e na Colômbia. Ter essa organização em três países é uma conquista grande. Temos hoje 81 associados ao ICLEI América do Sul em sete países. Já são 20 projetos concluídos, implantados. Nesse momento, temos quatro projetos disponíveis para todos os associados aqui do ICLEI América do Sul. Todos com o objetivo de aumentar a ambição e de fortalecer o compromisso/ação”, afirma.

O gestor enfatiza o quanto é importante unificar esse discurso. “Queremos sempre, sim, fortalecer o debate internacional. Desejamos intensificar as ações concretas de redução das emissões. Queremos que todo mundo possa ter o seu inventário, o seu plano local; e as cidades e os governos locais poderem contribuir para a redução das emissões efetivamente. Então, buscamos projetos implantados e o fortalecimento do compromisso político”, completa.

Na semana passada, Geraldo Julio foi indicado ao Prêmio The Earthshot Prize, concedido pela The Royal Foundation of the Duke and Duchess of Cambridge, instituição social da realeza britânica comandada pelo príncipe William e a duquesa de Cambridge, Kate Middleton. O título é dado a lideranças relevantes na missão de restaurar e transformar o planeta na próxima década. O nome de Geraldo Julio foi indicado pelo ICLEI América do Sul, pelas diversas ações e políticas públicas implantadas na área de sustentabilidade e mudança climática quando era prefeito do Recife, assim como pela forma que vem se posicionando no que considera prioritário para o desenvolvimento sustentável nas cidades. O anúncio acontecerá em cerimônia a ser realizada em Londres (Inglaterra), em outubro de 2021, e os vencedores receberão um milhão de libras (quase R$ 8 milhões) a serem aplicadas em projetos ambientais e de conservação.

Foto: Reprodução/Twitter