Acontece

Confira quem são os 30 convidados do funeral do príncipe Philip

Foto: Getty)
Cerimônia será realizada no próximo sábado (17) na Capela de São Jorge, do Castelo de Windsor e será restrita para membros mais próximos da família real, em razão da Covid-19

O Palácio de Buckingham anunciou nesta quinta-feira (15) quem serão os 30 convidados que poderão participar do restrito funeral de príncipe Philip, marcado para o próximo sábado (17).

Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor – Foto: Reprodução

A cerimônia será aberta apenas aos membros mais próximos da família real por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, havia antecipado que não participará do funeral para que mais familiares pudessem acompanhar a despedida presencial. A duquesa de Sussex, Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, também não participará do evento. Ela, que está grávida do segundo filho do casal, não recebeu autorização médica para a viagem.

Boris Johnson não irá ao funeral do Príncipe Philip – Reprodução

Como já antes tinha sido especulado, Isabel II vai estar acompanhada pelos membros seniores da família, incluindo Charles, o príncipe de Gales, e a mulher, Camilla— é esperado que Charlles leia um elogio fúnebre no evento de sábado. Na curta lista constam ainda os nomes dos outros três filhos de Filipe: André, duque de Iorque, que abandonou a vida pública após o escândalo que o liga ao pedófilo Jeffrey Epstein, Eduardo, Conde de Wessex, e a princesa Ana. O marido de Ana, o vice-almirante Timothy Laurence, e a mulher de Eduardo, Sofia, Condessa de Wessex, também fazem parte da comitiva real.

William e Kate também estão mais que confirmados. Um dos pontos altos da ocasião será o reencontro de Harry com a  família, dada a polémica entrevista que os Sussex deram a Oprah Winfrey.

Príncipe William e Kate – Foto: CHRIS JACKSON/GETTY IMAGES

Os outros netos de Philipe —  Peter PhillipsZara Tindall e o marido Mike, as irmãs Beatrice e Eugenie, com os respetivos maridos, e ainda os filhos de Eduardo, Louise Windor e James, Visconde Severn — também vão estar presentes no sábado, assim como Penelope Knatchbull, condessa Mountbatten da Birmânia, uma amiga próxima do duque de Edimburgo.

Apesar das opiniões divergentes na imprensa britânica, alguns dos primos da rainha constam na restrita lista: o duque de Kent, o duque de Gloucester e da princesa Alexandra, neta de Jorge V. Além dos filhos da princesa Margaret — o conde de Snowdon e lady Sarah Chatto e o marido. Há, no entanto, nomes a acrescentar à lista que ainda não tinham sido mencionados na imprensa britânica: é o caso de Bernhard, príncipe herdeiro de Baden, nobre alemão e sobrinho-neto de Filipe, Heinrich Donatus von Hessen, príncipe e chefe da casa alemã de Hesse, e Philipp, príncipe de Hohenlohe-Langenburg.

Não participarão da cerimônia os 3 filhos dos duques de Cambridge — George (7), Charlotte (5) e Louis (2). William e Kate têm tentado afastar seus herdeiros do olhar público e das pressões da realeza enquanto são crianças. O Evening Standard, por exemplo, destacava desde logo que os bisnetos de Isabel II, todos com menos de 10 anos, deveriam ficar em casa uma vez que o evento vai ser transmitido na televisão.

Segundo a BBC, os 30 convidados devem respeitar as distâncias de segurança ditadas pela pandemia e usarão máscaras. As pessoas que vão carregar o caixão e os membros do clero não estão incluídos na restrita lista de convidados.

William e Harry

Além da lista de convidados, outros detalhes foram revelados: William e Harry não vão caminhar juntos no cortejo, à pedido da rainha. Eles ficaram entre o primo Peter Phillips quando caminharem atrás do caixão do avô no sábado. William vai passar à frente do irmão quando a família real chegar em pares, no momento em que o caixão for levado para o interior a capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.

Príncipe William e Harry andarão separados no funeral do avô – Foto: Reprodução

O Palácio de Buckingham também confirma que a rainha vai sentar-se sozinha no decorrer do funeral devido às restrições impostas pela pandemia. 

O porta-voz do Palácio de Buckingham garante que todo o planejamento foi realizado de acordo com a vontade da rainha.