Acontece

Muda perfil e faixa etária das internações em UTIs em Pernambuco

André Longo - Foto: Reprodução
Estado registrou aumento de 197% de pacientes de terapia intensiva entre 20 e 39 anos e de 205% entre internados com idade entre 40 e 59 anos.

Durante a coletiva online do Governo de Pernambuco, realizada nesta quinta-feira (15.04), o secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a preocupação com a mudança no perfil de internações nos leitos de UTI dedicados aos quadros respiratórios e com o avanço da doença entre os adultos jovens.

Na comparação entre as duas primeiras semanas epidemiológicas do ano (03 a 16/01) e as duas últimas (28/03 a 10/04), o Estado registrou um aumento de 197% nas internações em UTIs de pacientes na faixa etária entre 20 e 39 anos; e de 205% entre internados com idade entre 40 e 59 anos.

Já em relação aos idosos, aconteceu o inverso, de acordo com a progressão da vacinação, ressaltando o impacto positivo da imunização naquela faixa etária. Entre os primeiros idosos imunizados – aqueles com mais de 85 anos de idade – que começaram a ser vacinados a partir do final de janeiro, houve redução de 33% nas internações em leitos de terapia intensiva.

Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Quanto ao público com idade entre e 70 e 84 anos ainda não houve queda, mas o crescimento evoluiu em ritmo muito menor que entre os jovens, com 10% de redução nos idosos com idade entre 80 e 84 anos (faixa que começou a ser vacinada a partir de 25/02 no Estado) e 88% nos idosos entre 70 e 79 anos (vacinação que teve início em 10/03). Apenas na faixa etária entre 60 e 69 houve aumento em maior ritmo (236%). Importante lembrar que muitos desse grupo sequer foram vacinados, já que as primeiras doses para essa faixa etária chegaram em 26/03.

“Atualmente, temos uma grande preocupação com os adultos mais jovens, que têm uma falsa sensação de menor risco e estão se protegendo menos. Volto a lembrar que só vamos evitar novas perdas se todos se conscientizarem. Ninguém está livre da doença e todos podem ser vítimas do vírus”, advertiu André Longo, ressaltando a importância da manutenção dos cuidados.

VACINAS 

Foto: Divulgação

Como o secretário de Saúde de PE,  André Longo, adiantou em primeira mão em entrevista à titular deste site, está prevista para a 1h30 desta sexta-feira (16/04) a chegada ao Recife de mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19, que permitirão ao Governo de Pernambuco estender a campanha de vacinação para os idosos a partir dos 60 anos de idade em todo o Estado, de acordo com o cronograma de cada município.

LEITOS

Foto: Reprodução/Veja

Segundo o secretário André Longo, o governo de Pernambuco conseguiu colocar em funcionamento, em pouco mais de 40 dias, 570 leitos de UTI, totalizando, nesta quinta-feira (15.04), 1,6 mil vagas de terapia intensiva em todas as regiões pernambucanas. Ao todo, a rede conta com 2.850 leitos, sendo 1.604 de UTI e 1.246 de enfermaria.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz