Política

Renan Calheiros será o relator da investigação da CPI da Covid-19

Renan Calheiros - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O colegiado será presidido por Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Os senadores da CPI da Covid-19 fecharam nesta sexta-feira acordo para a composição dos cargos de comando da CPI da Covid-19. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da investigação. O colegiado será presidido por Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Crítico ao governo Jair Bolsonaro, Renan Calheiros será responsável por dar o rumo aos trabalhos e produzir o texto final, que pode ser encaminhado ao Ministério Público e a outros órgãos de controle.

O acordo foi selado na manhã desta sexta-feira (16) entre os oposicionistas e chamados “independentes” que integram a CPI. O presidente da CPI costumar ser o responsável por indicar o relator. O senador Omar Aziz, que tem o respaldo de aliados do governo Jair Bolsonaro para assumir a presidência, prometeu o apoio ao nome de Renan Calheiros.

Senador Omar Aziz presidirá o colegiado – Foto: Roque Sá/Agência Senado

No entanto, tradicionalmente, a presidência das CPIs é oferecida a quem fez o pedido de abertura – no caso, o senador Randolfe Rodrigues. O parlamentar, por sua vez, enfrentava resistência de uma ala de membros do colegiado, principalmente do PSD, que tem a segunda maior bancada e reivindica o comando do grupo.

Randolfe Rodrigues será o vice-presidente do colegiado – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O governo também não queria que a presidência e a relatoria fossem ocupadas por oposicionistas declarados. Por acordo, o maior partido no Senado, o MDB, teve direito à primeira escolha de postos-chave e pediu a relatoria da CPI.

Randolfe acabou cedendo o posto para Aziz para evitar que o senador do PSD fechasse acordo com a ala governista da CPI e isso desequilibrasse o jogo a favor de Bolsonaro no colegiado. Até porque a relatoria é considerada mais importante para a oposição.

A expectativa é de que a primeira sessão do colegiado ocorra na próxima semana, em 22 de abril.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar