Política

Renan Calheiros será o relator da investigação da CPI da Covid-19

Renan Calheiros - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O colegiado será presidido por Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Os senadores da CPI da Covid-19 fecharam nesta sexta-feira acordo para a composição dos cargos de comando da CPI da Covid-19. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) será o relator da investigação. O colegiado será presidido por Omar Aziz (PSD-AM) e o vice-presidente será o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Crítico ao governo Jair Bolsonaro, Renan Calheiros será responsável por dar o rumo aos trabalhos e produzir o texto final, que pode ser encaminhado ao Ministério Público e a outros órgãos de controle.

O acordo foi selado na manhã desta sexta-feira (16) entre os oposicionistas e chamados “independentes” que integram a CPI. O presidente da CPI costumar ser o responsável por indicar o relator. O senador Omar Aziz, que tem o respaldo de aliados do governo Jair Bolsonaro para assumir a presidência, prometeu o apoio ao nome de Renan Calheiros.

Senador Omar Aziz presidirá o colegiado – Foto: Roque Sá/Agência Senado

No entanto, tradicionalmente, a presidência das CPIs é oferecida a quem fez o pedido de abertura – no caso, o senador Randolfe Rodrigues. O parlamentar, por sua vez, enfrentava resistência de uma ala de membros do colegiado, principalmente do PSD, que tem a segunda maior bancada e reivindica o comando do grupo.

Randolfe Rodrigues será o vice-presidente do colegiado – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O governo também não queria que a presidência e a relatoria fossem ocupadas por oposicionistas declarados. Por acordo, o maior partido no Senado, o MDB, teve direito à primeira escolha de postos-chave e pediu a relatoria da CPI.

Randolfe acabou cedendo o posto para Aziz para evitar que o senador do PSD fechasse acordo com a ala governista da CPI e isso desequilibrasse o jogo a favor de Bolsonaro no colegiado. Até porque a relatoria é considerada mais importante para a oposição.

A expectativa é de que a primeira sessão do colegiado ocorra na próxima semana, em 22 de abril.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz