Acontece

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19

Anvisa aprova uso emergencial de medicamento contra Covid - Foto: Reprodução
Combinação dos medicamentos casirivimabe e imdevimabe é indicada para pacientes de ao menos 12 anos de idade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (20), em Brasília, a liberação para uso emergencial de dois medicamentos experimentais da farmacêutica suíça Roche contra a covid-19.

O coquetel, desenvolvido pela farmacêutica suíça Roche, tem a combinação de dois anticorpos: casirivimabe e imdevimabe (Regn-CoV2), que bloqueiam a entrada do vírus na célula.

Os remédios precisam ser administrados juntos e por infusão intravenosa. É indicado apenas para adultos e crianças (a partir de 12 anos ou que pesem no mínimo 40 kg) que não precisam de suplementação de oxigênio. A orientação da farmacêutica é usá-los para o tratamento no estágio inicial da doença.

O medicamento não é recomendado para pessoas que estão em estado grave e também não deve ser usado precocemente ou para a prevenção da doença. Além disso, ele não irá substituir a aplicação das vacinas contra a covid-19

Este é o segundo medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento da covid-19 no Brasil. Em março, a agência aprovou o uso do antiviral remdesivir.