O presidente do Chade, Idriss Déby Itno, morreu nesta terça-feira (20) em consequência dos ferimentos que sofreu durante uma operação militar contra os rebeldes no norte do país no fim de semana.
A morte de Idriss Déby, que estava no poder há 30 anos foi anunciada por um porta-voz do Exército. “O presidente da República, chefe de Estado e comandante das Forças Armadas, Idriss Déby Itno, acaba de dar o último suspiro, defendendo a integridade territorial no campo de batalha. Com grande amargura anunciamos ao povo chadiano sua morte, em 20 de abril de 2021”, anunciou o general Azem Bermandoa Agouna ao ler um comunicado na televisão pública.
O recém reeleito, Deby, de 68 anos, militar de carreira, chegou ao poder em 1990, após um golpe de Estado e acabara de ser reeleito para um novo mandato de seis anos, com quase 80% dos votos, segundo os resultados parciais publicados na segunda-feira à noite.
Segundo o Exército, um dos seus filhos, Mahamat Idriss Déby Itno, de 37 anos e comandante da guarda presidencial, vai comandar o conselho militar responsável por substituir o presidente.
“Um conselho militar foi instaurado, comandado por seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno”, declarou o porta-voz militar.
Ministros e oficiais de alta patente haviam informado que o chefe de Estado compareceu no sábado e domingo à frente de batalha, onde o Exército enfrentava os rebeldes, que iniciaram uma ofensiva a partir de sua retaguarda na Líbia no dia das eleições, em 11 de abril.
Adicionar comentário