Política

Supremo decide que processos de Lula vão para Justiça do DF

Processos contra Lula serão julgados no DF - Foto: Reprodução
Plenário do Supremo Tribunal Federal decide tirar ações contra o e ex-presidente da Justiça Federal do Paraná.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22) que os processos do ex-presidente Lula referentes à Lava Jato deverão ser encaminhados e julgados pela Justiça Federal do Distrito Federal.

Na semana passada o STF confirmou em plenário, por 8 votos a 3, uma decisão do ministro Edson Fachin que declarava a incompetência da Justiça Federal do Paraná para tratar das quatro ações envolvendo o ex-presidente.

Com isso, foi confirmada a anulação de todas as decisões tomadas pela 13ª Vara nos processos contra Lula — inclusive as condenações no caso do triplex no Guarujá e no do sítio de Atibaia.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin – Foto: Agência Brasil

Os processos precisavam, então, ser enviados para julgamento na comarca competente. A decisão, por seis votos a quatro, nesta quinta (22) foi de que a Justiça da capital do país é quem tem essa competência.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, Lula estava em Brasília quando os supostos fatos teriam acontecido. Se houve crime de corrupção, ele teria sido consumado em Brasília, explicou.

O STF também decide nesta quinta se mantém a decisão de 23 de março que declarou o juiz Sergio Moro parcial e, portanto, suspeito para julgar os casos de Lula.

STF decide sobre parcialidade de Moro – Foto: Reprodução/Uol

A tese do ministro Edson Fachin era de que nem teria havido necessidade de julgar a suspeição de Moro porque, com a declaração de incompetência da Justiça de Curitiba e necessidade de novos julgamentos, Moro não seria mais o juiz dos casos.

A Corte decide hoje se vai manter ou não a validade do julgamento de suspeição. Isso é importante porque, se for mantida, as provas já colhidas não poderão ser usadas e julgamentos precisam recomeçar do zero.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar