Acontece

Indonésia confirma que submarino desaparecido naufragou

Foto: Reprodução/ HANDOUT/ AFP
De acordo com a Marinha a tripulação teria oxigênio para sobreviver 72 horas em caso de pane elétrica, mas esse prazo terminou esta manhã, tornando muito improvável que haja sobreviventes

As autoridades indonésias confirmaram neste sábado (24) que o submarino que desapareceu na costa de Bali com 53 pessoas a bordo na última quarta-feira afundou, após a descoberta de destroços e objetos no mar.

“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do ‘KRI Nanggala’, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado'”, declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha da Indonésia, em uma entrevista coletiva.

As equipes militares de resgate encontraram destroços do submarino e objetos de dentro do aparelho, sugerindo danos irreparáveis.

De acordo com a Marinha a tripulação teria oxigênio para sobreviver 72 horas em caso de pane elétrica, mas esse prazo terminou esta manhã, tornando muito improvável que haja sobreviventes.

Centenas de militares e cerca de 20 embarcações foram mobilizados para localizar o “KRI Nanggala 402”.

Os objetos recuperados “não poderiam ter saído do submarino sem uma pressão externa ou sem danos em seu sistema de lança-torpedos”, destacou o porta-voz da Marinha.

Entre os objetos recuperados está um fragmento do sistema de torpedos e uma garrafa de lubrificante usado para o periscópio do submarino. Também foi encontrada uma almofada de oração utilizada pelos muçulmanos. 

Além disso, foi detectada uma mancha de óleo na área onde o submarino naufragou, sugerindo o rompimento de um tanque de combustível.

As autoridades militares anunciaram que o submersível poderia ter afundado a cerca de 700 metros, uma profundidade maior do que aquela que o submarino, fabricado há 40 anos, poderia suportar.