Acontece

Amazon aumentará salário de 500 mil trabalhadores

Foto: Reprodução/AFP
Aumento será de 50 centavos a três dólares pela hora de trabalho

A Amazon anunciou que aumentará entre 50 centavos e três dólares o pagamento pela hora de trabalho de mais de meio milhão de empregados de suas equipes de atendimento, entrega e classificação.

De acordo com a empresa, os aumentos, que entrarão em vigor entre maio e junho, acontecerão antes de uma audiência federal sobre uma campanha de sindicalização frustrada e depois que o presidente Joe Biden criticou a Amazon por evitar os impostos de renda federais.

A gigante do comércio eletrônico com sede em Seattle embarcou em uma onda de contratações durante a pandemia, somando 500.000 empregos no ano passado. Agora, emprega cerca de 1,3 milhão de pessoas ao redor do mundo.

No geral, a empresa revisa os salários todo outono (hemisfério norte, primavera no Brasil) antes das compras de Natal. Mas desta vez adiantou o aumento anual, já que busca contratações adicionais “para dezenas de milhares de postos de trabalho” nas operações nos Estados Unidos, disse Darcie Henry, vice-presidente de operações mundiais, em um comunicado.

O aumento salarial será dividido entre os funcionários das equipes de atendimento ao cliente, entrega, classificação de pacotes e cumprimento de especialidade, enquanto outras equipes terão sua compensação anual revisada durante o ano, acrescenta o comunicado.

A Amazon fez o anúncio do aumento salarial um dia antes da data programada para publicar seus lucros do primeiro trimestre.

Foto: Divulgação