Acontece

Morre prefeito de SP, Bruno Covas, aos 41 anos, vítima de câncer

Morre prefeito de SP, Bruno Covas - Foto: Reprodução
Após velório, corpo do prefeito foi levado em cortejo pelas ruas de SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu às 8h20 deste domingo (16), aos 41 anos, vítima de câncer. Desde 2019, Covas enfrentava a doença, inicialmente descoberta no trato digestivo, mas que se espalhou para o fígado e para os ossos. Ele deixa o filho Tomás, de 15 anos.

O velório aconteceu na tarde deste domingo (16) na sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, na região central da cidade, onde Covas exercia o cargo de chefe do Executivo municipal.

Corpo de Covas é velado na prefeitura de SP – Foto: G1Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

O corpo do prefeito chegou ao Edifício Matarazzo às 13h13 e foi levado ao hall monumental do 3º andar, onde ocorreu uma homenagem de familiares e amigos mais próximos. Na chegada do cortejo, o corpo foi aplaudido pelas pessoas que estavam no local.

Durante a missa celebrada pelo padre Rosalvino, Tomás foi abraçado por Gustavo Pires, assessor especial de Covas e amigo. Tomás usava a camiseta dos Tucanáticos em homenagem à juventude do PSDB. O ex-vereador Mário Covas Neto, tio de Bruno, participou da cerimônia com a leitura de trechos da missa. A mãe de Covas, Renata Covas Lopes, seu pai Pedro Mauro Lopes, e seu irmão, Gustavo Costa Lopes, acompanharam a cerimônia. O governador João Doria e sua mulher, Bia, também estiveram presentes, além do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). A cerimônia durou cerca de 50 minutos.

Tómas Covas, filho do prefeito Bruno Covas – Foto: G1 ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Prefeito Ricardo Nunes durante o velório de Covas — Foto: G1/ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚD

Após a cerimônia, a urna com o corpo do político seguiu em cortejo em caminhão aberto do Corpo de Bombeiros. Emocionado, Tomás ajudou a carregar o caixão até o carro.

Corpo do prefeito Bruno Covas é levado em cortejo sobre carro de bombeiros – Foto: G1Miguel Schincariol/AFP
Pessoas na porta da entrada principal da Prefeitura de SP — Foto: g1/ Renato Cerqueira/Estadão Conteúdo O tucano foi sepultado no jazigo da família, onde seu avô, Mário Covas, foi enterrado há 20 anos após morrer em decorrência da mesma doença.

O enterro, também restrito à família, foi no Cemitério do Paquetá, em Santos, onde foi sepultado o corpo de Mário Covas, ex-governador de São Paulo e avô de Bruno que também morreu em decorrência de um câncer, em 2001.