Acontece

Fiocruz deve receber neste sábado (22) nova remessa de IFA

Foto: Reprodução/ Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Carregamentos serão suficientes para produzir 12 milhões de doses

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve receber neste sábado (22) o carregamento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), produzido pelo laboratório Wuxi Biologics. O componente é o mais importante da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19.

A entrega incluirá duas remessas, já que um carregamento que estava previsto para o próximo dia 29 teve seu envio antecipado. Ao chegar, o IFA ainda precisa ser checado e descongelado. De acordo com a Fiocruz, os carregamentos serão suficientes para produzir 12 milhões de doses de vacinas. Dessa forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) até a terceira semana de junho.

Foto: Reprodução/ Bio Manguinhos/ Fiocruz

Por causa da falta do componente, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) suspendeu na  quinta-feira (20) a produção da vacina. Com a chegada do insumo, a produção deverá ser retomada na próxima terça-feira (25).

Desde fevereiro, a Fiocruz já produziu 50 milhões de doses da vacina, cerca de metade das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica europeia AstraZeneca.