Acontece

Joe Biden recebe família de George Floyd um ano após sua morte

Presidente dos EUA com a família de Floyd -Foto: Al Sharpton/Twitter
Encontro de Biden com a família de Floyd ocorre em meio a pressões sobre a aprovação de um projeto de lei contra a violência policial no Congresso americano

Um ano após o assassinato do afro-americano George Floyd por um policial de Minneapolis, que gerou revolta em todo o país, sua família pediu uma reforma radical da polícia durante uma reunião nesta terça-feira (25) com o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris.

O irmão de George Floyd, Philonise Floyd, disse a repórteres que a família teve uma “ótima” reunião com o presidente e a vice-presidente e afirmou: “Ele é um cara genuíno. Eles sempre falam com o coração”.

“Estamos gratos pelo que está acontecendo e só queremos que o Ato de Policiamento George Floyd seja aprovado”, disse Philonese Floyd a repórteres na Casa Branca.

Homenagens no local onde Floyd foi morto – Foto: Matthew Hatcher/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

“Se você pode fazer leis federais para proteger os pássaros, a águia careca, você pode fazer leis federais para proteger as pessoas de cor”, disse Philonise Floyd, irmão mais novo de George, quando eles deixaram a reunião a portas fechadas, que durou mais de uma hora.

Terrence, outro dos irmãos Floyd, disse que foi encorajado pela “conversa produtiva” em que Biden e Harris estavam ansiosos para “ouvir nossas preocupações”.A mãe de Floyd, os irmãos e a filha Gianna, junto com os advogados da família, se encontraram anteriormente no Capitólio com a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, e outros legisladores.

Enquanto os adultos discutiam suas esperanças de reforma policial, foi Gianna, de sete anos, que, abraçando sua mãe Roxie Washington, falou sobre o legado duradouro de seu falecido pai, afirmando que ele “mudaria o mundo”.

Manifestantes durante protesto em NY – Foto: Caitlin Ochs/Reuters

“Ele fez”, disse Biden em um comunicado após a reunião. “A família Floyd demonstrou uma coragem extraordinária, especialmente sua filha Gianna, que vi novamente hoje”, acrescentou Biden, que já os havia encontrado antes do funeral de George.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden queria dar aos negociadores o espaço para fazerem seu trabalho, e que ele tem conversado com defensores da reforma da polícia durante essas negociações. Ela não informou um novo prazo para quando o presidente espera assinar o projeto de reforma da polícia em lei, mas disse que Biden quer sancionar o projeto “o mais rápido possível”.