Acontece

Governador recebe novo comandante da Polícia Militar de Pernambuco

O secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, o governador Paulo Câmara e o novo comandante da PMPE, coronel José Roberto de Santana. Foto: Hélia Scheppa/SEI
Coronel José Roberto de Santana substitui o coronel Vanildo Maranhão, que entregou o cargo

Um dia após o coronel Vanildo Maranhão entregar o comando da Polícia Militar de Pernambuco, o governador Paulo Câmara recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o novo comandante da corporação, coronel José Roberto de Santana. No encontro, foram estabelecidas ações necessárias, tanto para o Pacto Pela Vida, como para a continuidade das investigações dos fatos ocorridos durante a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro no último sábado (29), no Recife.

Paulo Câmara ressaltou a continuidade do trabalho da PMPE para proteger os cidadãos e atuar contra a criminalidade, respeitando as ações democráticas. “O coronel José Roberto tem grande experiência e já atua há muitos anos na corporação. Ele sabe o que tem que ser feito para que Pernambuco possa avançar, fazendo com que a cultura da paz predomine no nosso Estado”.

De acordo com o coronel, serão dias de muito trabalho, que contará com o apoio da corporação, dos oficiais e dos praças para cumprir o desafio. “Juntos, faremos com que o Pacto Pela Vida alcance todas as metas e objetivos. A instituição Polícia Militar continuará garantindo a segurança e a cidadania do povo pernambucano”, disse.

O secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua, destaca que o novo comandante é um grande conhecedor do Pacto Pela Vida e vem trabalhando nos últimos anos com muita dedicação à redução dos números da criminalidade no Estado. “Além de oficial, o comandante também tem experiência anterior em planejamento e estratégia”, finalizou Pádua. O secretário estadual da Casa Civil, José Neto, também participou da reunião.

O coronel José Roberto de Santana exercia a função de diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar, coordenando as quatro diretorias operacionais da corporação (DIM, DIRESP, DINTER I e DINTER II), correspondentes a um total de 51 unidades operacionais, entre batalhões e companhias independentes, de área e especializadas. Com 31 anos de efetivo serviço à Polícia Militar, foi declarado aspirante a oficial PM em 1992, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho e possui Especialização em Gestão Governamental, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

O coronel possui 14 condecorações de mérito. Chefiou a Unidade de Segurança do Palácio do Campo das Princesas, no período de 2001 a 2004, além de ter sido ajudante de Ordem do governador de Pernambuco entre 2005 a 2006 e assistente do Comando Geral da PMPE, de 2011 a 2017.