Acontece

EUA anunciam envio de vacinas contra Covid à América Latina

Foto: Reuters/Kevin Lamarque
Além do Brasil, outros 12 países da região devem receber as vacinas

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (03), o envio de 6 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para 13 países da América Latina, incluindo o Brasil. De acordo com o anúncio, essa é a quantidade inicial, de um total de 80 milhões de doses que devem ser encaminhadas a outros países nas próximas semanas, de acordo com o presidente americano Joe Biden.

O envio desses imunizantes será feito através do consórcio Covax Facility, iniciativa da OMS para compartilhamento de vacinas a países em desenvolvimento.

De acordo com o comunicado de Biden, 25 milhões de doses serão enviadas ao exterior. Além da fatia destinada à América Latina, 7 milhões irão para países do sul e sudeste da Ásia e 5 milhões serão para a África. O restante dos imunizantes serão compartilhados diretamente com países que vivem surtos da doença, como Índia e México. Mesmo vivendo um agravamento da pandemia, o Brasil não participa dessa lista especial da Casa Branca.

As 55 milhões de doses restantes devem ser distribuídas seguindo o mesmo padrão, sendo 75% via Covax e 25% em negociação direta com países vizinhos e parceiros.

Cerca de 63% da população adulta dos EUA recebeu ao menos uma dose da vacina, mas o país enfrenta o ceticismo de parte dos cidadãos, o que tem derrubado o ritmo de imunização. Em maio, o presidente anunciou o envio de mais de 20 milhões de doses de vacinas para o exterior até o fim de junho, total que se soma às 60 milhões de doses da AstraZeneca que já estavam separadas para serem destinadas a outros países.

Com informações da Folha de São Paulo.