Acontece

Com mais pessoas vacinadas, surgem relatos de efeitos colaterais

Foto: Istock/Hocus-Focus
Segundo especialistas, reações adversas são normais

O plano de imunização contra a Covid-19 segue, com quase 50 milhões de brasileiros que receberam, ao menos, uma dose a vacina. Com isso, cresce o número de pessoas que relataram reações adversas após receberem o imunizante. O mais citado entre os que tiveram algum tipo de feito colateral é o produzido pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Entre as possíveis reações, estão sensibilidade e dor no local da injeção, dor de cabeça, fadiga, dor no corpo, mal-estar, febre, calafrios, dor nas articulações e náusea. Apesar disso, os efeitos colaterais tiveram, em sua maioria, intensidade leve ou moderada, mais comum após a primeira dose e resolvida poucos dias após a aplicação.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e especialistas, esses efeitos colaterais são comuns, já que toda e qualquer vacina pode causar desconfortos, como resposta aos componentes da injeção. Ainda assim, esse risco é menor do que o de sofrer com as doenças contra as quais as vacinas protegem.

Até esta sexta-feira (04), o Brasil já aplicou mais de 70 milhões de doses e conta com quase 23 milhões de pessoas que estão completamente imunizadas.