Acontece

Casemiro afirma unanimidade da seleção sobre Copa América

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Capitão confirma que grupo irá falar sobre o tema após jogo contra o Paraguai

O volante Casemiro, capitão da seleção brasileira, afirmou que a posição do elenco e da comissão técnica sobre a Copa América é unânime e de conhecimento público, deixando subentendido que o grupo é contrário à realização do torneio no Brasil. A afirmação foi dada nesta sexta (04), após a vitória sobre o Equador por 2 a 0, pelas eliminatórias da copa do mundo.

Segundo o capitão, um pronunciamento sobre a decisão deve ser feito na próxima terça-feira (08), após o jogo contra o Paraguai, em Assunção, também pelas eliminatórias, e garantiu que a posição que quer externar é compartilhada pelos companheiros.

“Nosso posicionamento todo mundo sabe, mais claro impossível, Tite deixou claro nosso posicionamento e o que nós pensamos da Copa América. Existe respeito e uma hierarquia que temos que respeitar, e claro que queremos dar nossa posição”, afirmou em entrevista à TV Globo.

Após o anúncio da mudança de sede, os jogadores não deram entrevistas sobre o assunto, e Casemiro não participou da coletiva da última quinta (03), onde o técnico Tite revelou a crise de bastidores na CBF e também prometeu uma posição pública após a partida da próxima semana.

“Temos uma opinião muito clara e fomos lealmente, numa sequência cronológica, eu e Juninho, externando ao presidente qual a nossa opinião. Depois, pedimos aos atletas para focarem apenas no jogo contra o Equador. Na sequência, solicitaram uma conversa direta ao presidente. Foi uma conversa muito clara, direta. A partir daí, a posição dos atletas também ficou clara. Temos uma posição, mas não vamos externar isso agora”, afirmou o técnico.

Na sexta-feira (04), a Folha de São Paulo publicou que ouviu que a forma como o presidente da CBF, Rogério Caboclo, havia tratado os jogadores, como subordinados à instituição, gerou insatisfação no elenco, que se queixa da realização do torneio no país, devido ao descontrole da pandemia no continente, falta de diálogo e o ritmo exaustivo de jogos da última temporada  somados às partidas das eliminatórias. Os atletas discordam da necessidade de uma competição desta dimensão a um ano da Copa do Mundo.

Na partida desta sexta, os jogadores se mostraram unidos com Tite. Após o primeiro gol da noite, marcado por Richarlison, o elenco correu para abraçar o técnico na beira do campo.

Casemiro reforçou a importância dos jogos das eliminatórias para a equipe, por isso, não querem desviar o foco neste momento. “Hoje nós ganhamos um jogo de Copa do Mundo. É importante para nós. Mas queremos expressar a nossa opinião. Se é certa ou não, cada um vai determinar o que é”, declarou.