Acontece

Conselho de Ética aprova perda de mandato da deputada Flordelis

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Votação do relatório foi concluída por 16 votos a 1

A deputada Flordelis (PSD-RJ) teve a cassação do mandato aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara. A decisão foi tomada nesta terça (08), após a aprovação, por 16 votos a 1, do relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP). Flordelis é acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Ainda assim, o plenário da Casa é quem dará a palavra final, sendo necessário 257 votos, ou seja, para que Flordelis perca o mandato é preciso a aprovação da maioria absoluta dos deputados. No entanto, ainda não há previsão para a realização da votação e a deputada poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

O relator da matéria apresentou o parecer pedindo a perda do mandato da parlamentar, o que viabilizaria a prisão, já que não haveria mais a imunidade. Porém, foi pedido mais tempo para que os deputados pudessem analisar o assunto, adiando a votação para esta terça-feira.

De acordo com Leite, que rejeitou o argumento da defesa de que o conselho deveria aguardar o trânsito em julgado da ação penal à qual a deputada responde na justiça, as mensagens coletadas após a quebra de sigilo telefônico e depoimentos dados ao Conselho de Ética e à polícia provam a participação de Flordelis no planejamento do crime.

Flordelis responde na justiça por homicídio triplamente qualificado, já que foram apontados motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além de tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. A deputada foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.