Acontece

Queiroga fala em negociações de vacinas com laboratórios chineses

Foto: Reprodução/TV Senado
Ministro da saúde quer doses da CanSino e da Sinopharm

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, está prestando depoimento à CPI da covid nesta terça (08) e, durante a manhã, afirmou que a pasta tem negociado com dois laboratórios chineses produtores de vacina.

Em sua fala, o ministro defendeu que uma campanha de imunização eficaz é a saída para o país superar a pandemia, além de destacar que estados e municípios já receberam 105 milhões doses. Entretanto, o cenário atual é desanimador, já que apenas cerca de 30% da população adulta recebeu ao menos uma dose da vacina, enquanto somente 14% está completamente imunizado.

A lentidão do plano de vacinação brasileiro, de acordo com Queiroga, se dá devido ao atraso do envio de insumos vindos da China e o ritmo devagar da imunização de pessoas com outras doenças.

Hoje, o Brasil já aplica uma vacina chinesa, a CoronaVac, desenvolvida pela laboratório Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O desejo é adquirir, se possível, doses da CanSino e já há negociações com a Sinopharm.

O ministro afirmou estar comprometido na aceleração do processo no país e citou a campanha publicitária do Ministério da Saúde a fim de incentivar a vacinação e fazer com que a população adote o uso de máscara e o distanciamento social, recomendações feitas desde o início da pandemia.

Com informações de O Globo.