Acontece

Copa América: Quatro ministros do STF votam a favor da competição

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Ministros devem votar até às 23h59 desta quinta-feira (10)

Nesta quinta (10) o Supremo Tribunal Federal está realizando uma sessão de emergência virtual para decidir os rumos da Copa América no Brasil. Três ações que tentam barrar a realização do evento estão em julgamento e, até o momento, o placar está 4 a 0, com os votos dos ministros Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Edson Fachin e da ministra Cármen Lúcia, que foram apresentados em ações diferentes sobre o mesmo tema.

Concordando com Lewandowski, que defendeu a autorização da realização dos jogos desde que haja um plano de Mitigação de Riscos da Covid-19 elaborado pelo governo federal para o torneio, o último a votar foi o ministro Edson Fachin. De acordo com o magistrado “não cabe ao Poder Judiciário decidir sobre a assunção dos riscos que envolvem a realização de uma política pública, ou mesmo dos riscos decorrentes da realização de um evento desportivo”, mas “como toda e qualquer ação pública que restrinja direitos fundamentais, cabe-lhe exigir que elas sejam feitas mitigando o máximo possível os riscos”.

A ministra Cármen Lúcia, relatora das ações apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), negou, por questões processuais, o prosseguimento dos pedidos para barrar o evento. A decisão foi acompanhada pelo ministro Marco Aurélio, decano da Corte.

O ministro destacou a permanência da abertura das fronteiras do país e que há competições com times brasileiros e estrangeiros sendo realizadas. “Nota-se que os jogos ocorrem com as cautelas próprias, sem a presença, nos estádios, de torcedor”, acrescenta.

Ao votar, Lewandowski citou que diversos setores da sociedade brasileira receberam com perplexidade o anúncio da realização da Copa América no país, seja porque foi feito em cima da hora ou “porque o Brasil ainda enfrenta uma grave crise epidemiológica decorrente do surto da Covid-19”, pontuou.

Os votos dos ministros devem ser apresentados até as 23h59 desta quinta-feira.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz