Acontece

Após 11 anos, Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU

Foto: AP Photo/Bebeto Matthews
País voltará a ocupar assento não permanente no biênio 2022-2023

Com 181 votos na eleição que aconteceu nesta sexta (04), em Nova York, o Brasil vai voltar a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023. Essa será a 11ª vez que o país integrará o colegiado, sendo a última no biênio 2010-2011.

Único candidato do grupo que engloba a América Latina e o Caribe, o Brasil foi eleito junto a outros países: Gabão, Gana, Emirados Árabes Unidos e Albânia, que substituirão Estônia, Níger, São Vicente e Granadinas, Tunísia e Vietnã.

Em nota, o Itaramaraty declarou que “o resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”.

Inicialmente previsto para apresentar uma nova candidatura apenas para os anos de 2033 e 2034, uma acordo feito com Honduras antecipou a candidatura para 2021. As vagas no conselho são definidas por áreas geográficas a cada dois anos.

Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China são os cinco membros permanentes que formam o Conselho de Segurança, possuindo direito a veto. Outros dez países são chamados de não-permanentes, possuindo um mandato de dois anos, eleitos pela Assembleia Geral.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz