Acontece

Após 11 anos, Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU

Foto: AP Photo/Bebeto Matthews
País voltará a ocupar assento não permanente no biênio 2022-2023

Com 181 votos na eleição que aconteceu nesta sexta (04), em Nova York, o Brasil vai voltar a ocupar um assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023. Essa será a 11ª vez que o país integrará o colegiado, sendo a última no biênio 2010-2011.

Único candidato do grupo que engloba a América Latina e o Caribe, o Brasil foi eleito junto a outros países: Gabão, Gana, Emirados Árabes Unidos e Albânia, que substituirão Estônia, Níger, São Vicente e Granadinas, Tunísia e Vietnã.

Em nota, o Itaramaraty declarou que “o resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”.

Inicialmente previsto para apresentar uma nova candidatura apenas para os anos de 2033 e 2034, uma acordo feito com Honduras antecipou a candidatura para 2021. As vagas no conselho são definidas por áreas geográficas a cada dois anos.

Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China são os cinco membros permanentes que formam o Conselho de Segurança, possuindo direito a veto. Outros dez países são chamados de não-permanentes, possuindo um mandato de dois anos, eleitos pela Assembleia Geral.