Acontece

Bolsonaro participa de ato com motociclistas em São Paulo

Foto: Reprodução/Edilson Dantas/ Agência O Globo
Motociclistas se concentraram em torno da Praça Campo de Bagatelle, ao lado do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro participa neste sábado (12) de uma manifestação de motociclistas, sem usar máscara, a favor de seu governo em São Paulo. É a terceira vez que o presidente vai a uma “motociata”, aglomeração de pessoas em motos em meio à pandemia que já deixou quase meio milhão de mortos no país. Como o ato passou por algumas das principais vias expressas da capital paulista, provocou trânsito na cidade.

Os motociclistas se concentraram em torno da Praça Campo de Bagatelle, ao lado do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. Organizadores estimam que todo o caminho tenha mais de 100 km, um trajeto maior que os atos anteriores de que Bolsonaro participou, em Brasília e no Rio. Durante o percurso, Bolsonaro usou um capacete do tipo “coquinho”, em viseira e proteção para o queixo, o que é proibido para motociclistas e pode render multa grave.

O presidente chegou de helicóptero à motociata e desfilou, agarrado a um das portas de trás de um veículo, acenando para seus apoiadores, até chegar à sua moto. Ele estava acompanhado do ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas. Bolsonaro tem estimulado a entrada de Tarcísio na disputa eleitoral pelo governo de São Paulo. O ministro já declarou publicamente que não tem interesse. Segundo a colunista Bela Megale, o presidente pediu uma pesquisa para testar o nome do seu auxiliar entre os eleitores .

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também esteve no local. Ele é investigado pela Polícia Federal, por suspeita de facilitar a atuação de madeireiros que atuam ilegalmente na Amazônia .

Antes de dar saída oficial à motociata, por volta das 10h, Bolsonaro promoveu aglomeração com seus apoiadores. Apertou a mão de alguns deles, abraçou outras para tirar fotos. Além de não respeitar o distanciamento social, muitos dos manifestantes não usavam máscaras, como recomendam médicos e autoridades sanitárias.

Com informações do Jornal O Globo.