Acontece

Anvisa aprova ampliação do prazo de validade de vacinas da Janssen

Vacinas da Janssen tem prazo de validade prorrogado - Foto: Reprodução
Com a ampliação, o imunizante valerá por 4 meses e meio. Doses poderão ser aplicadas até o começo de agosto.

A diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (14), por unanimidade, a prorrogação da validade da vacina contra Covid-19 da Janssen, que passa a ser de quatro meses e meio.

Antes, o prazo autorizado pela agência era de três meses. Na última quinta-feira (10), a agência reguladora dos Estados Unidos, o FDA, aprovou a mesma extensão.

“A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da Agência Norte-americana (Food and Drug Administration – US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021”, justificou a Anvisa.

Os primeiros 3 milhões de doses desse imunizante devem chegar ao Brasil nessa quarta-feira (15). Com o prazo de validade anterior, essas doses já venceriam em 27 de junho. A nova aprovação ganha mais um mês e meio para aplicação.

A importação deveria acontecer ainda nesta segunda, mas por “questões de logística”, a entrega foi postergada, segundo o Ministério da Saúde.

Com o atraso, as capitais dos estados deverão receber as doses, no máximo, entre sexta-feira e sábado, já que a pasta se compromete em fazer as distribuições em até 48 horas.

A vacina contra Covid-19 da Janssen é a única aprovada pela Anvisa que requer apenas uma dose