Acontece

França vai suspender uso de máscara ao ar livre etoque de recolher

Praia de Nice, na França | Foto: Reprodução/ VALERY HACHER/ AFP
Suspensão do usos de máscaras inicia nesta quinta-feira (17) e toque de recolher no domingo (20)

O uso de máscara ao ar livre não será mais obrigatório na França a partir desta quinta-feira (17), salvo em circunstâncias específicas, como encontros entre muitas pessoas, lugares lotados, ou estádios, anunciou o primeiro-ministro francês, Jean Castex, nesta quarta (16).

Castex informou ainda a suspensão do toque de recolher no próximo domingo (20). Atualmente, a medida se encontra em vigor a partir das 23h, no horário local.

A decisão partiu da situação sanitária no país, que se destacou após uma melhora significativa nos números. 

“melhora mais rápida do que havíamos previsto”, explicou o primeiro-ministro, após uma reunião do Conselho de Defesa e do Conselho de Ministros. Os novos casos de Covid-19 chegaram a 3.200 na terça-feira (15), o nível mais baixo desde agosto de 2020.

Ele também anunciou que 35 milhões de franceses estarão totalmente vacinados até o final de agosto, correspondente a pouco mais da metade da população. 

Até ontem, terça-feira, em torno de 30,7 milhões de franceses haviam recebido pelo menos uma dose, e 16,7 milhões já estavam totalmente vacinados (com duas doses, ou com uma, no caso da vacina da Janssen, ou para pessoas que já tiveram Covid-19).