O PSB anunciou, nesta sexta-feira (18), que o ato de filiação do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do deputado federal, Marcelo Freixo, deve acontecer na próxima terça-feira (22) às 11h, de forma digital. Dino anunciou, na quinta (17), que deixaria o PCdoB após 15 anos, mas não confirmou a ida para a nova sigla.
Um dos motivos dessa saída de Dino é a busca pela sua manutenção eleitoral diante do risco de o partido sucumbir nas eleições de 2022 devido à cláusula de barreira. Atualmente em tramitação no Congresso, o projeto que cria a federação partidáriaé tido como uma tábua de salvação para as siglas menores na medida em que permitiria a união entre elas para que atuassem como um único partido. Apesar de ter ganhado urgência para votação em plenário, a proposta segue no aguardo de ser pauta.
Pelas redes sociais, Marcelo Freixo disse estar começando “nova etapa da nossa luta contra Bolsonaro” junto com seu “amigo querido Flávio Dino”.
Vamos juntos, meu amigo! Seguiremos fortalecendo e construindo o campo progressista para derrotarmos o bolsonarismo. https://t.co/ry4hNvKj2e
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) June 18, 2021
Freixo estava no Psol desde sua fundação e está em busca de uma aliança ampla para disputar o governo do Rio de Janeiro em 2022. Líder da Minoria na Câmara, Freixo pretende liderar uma candidatura que reúna o apoio de políticos de outros partidos de esquerda, como o PT e o PCdoB, mas também do centro, como o PSD, do prefeito Eduardo Paes. O deputado tem conversado com o economista André Lara Resende – que foi presidente do BNDES no governo FHC e um dos formuladores do Plano Real –, apontado como espécie de formulador econômico de seu eventual governo.
Adicionar comentário