Acontece

Capitais brasileiras correm para conseguir realizar Carnaval 2022

Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco
Recife, Salvador e Rio de Janeiro estão de olho na festa

No último fim de semana o Brasil alcançou a marca de 500 mil mortos pela Covid-19 e, atualmente, vive o medo de uma possível terceira onda da doença. No entanto, capitais como Recife, Salvador e Rio de Janeiro estão projetando a realização do carnaval em 2022.

Salvador é que está mais à frente com relação a isso. De acordo com o secretário de Cultura da cidade, Fábio Mota, contratos com fornecedores da festa já estão sendo assinados. “Estamos tendo as reuniões de planejamento da parte estrutural, caminhando como se fosse ter o carnaval normalmente”, afirmou em entrevista ao Estadão.

A prefeitura da capital baiana planeja, inclusive, fazer um teste em julho, a fim de avaliar a realização de eventos ainda este ano, como o Réveillon. De acordo com o prefeito da cidade, Bruno Reis, o teste será feito caso haja a melhora dos sindicadores da pandemia na cidade. “O desejo do prefeito é fazer um evento teste já em julho se os números permitirem e fazer não só Carnaval como Réveillon, no momento certo que não é agora, mas meu desejo é fazer o evento teste, Réveillon esse ano e Carnaval em 2022”, admitiu.

No Rio, um “evento teste” na Ilha de Paquetá, programado para setembro deve nortear o governo acerca da possibilidade de fazer a festa no próximo ano. “As coisas caminhando como estão caminhando, vamos fazer o maior carnaval da história”, disse o prefeito Eduardo Paes.

Já a capital pernambucana iniciou a vacinação para pessoas com 43 anos ou mais na semana passada e, de acordo com o prefeito João Campos, a folia de momo está no radar. “Estamos observando experiências de outras cidades em países da Europa, EUA e na Oceania para projetar os protocolos que deveremos adotar após essa fase mais aguda”, afirmou.