Acontece

Brasil recebe 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen

Foto: BigStock
Primeiro lote chega com metade das 3 milhões de doses previstas

Chegou na manhã desta terça (22), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde.

A quantidade é metade das 3 milhões esperadas pelo governo até a última semana, mas que não foi possível por causa de “questões regulatórias” dos Estados Unidos, segundo informou o ministro Marcelo Queiroga na sexta-feira (18). Este primeiro lote pode ser usado até agosto e será destinado às capitais.

O governo federal firmou um contrato de US$ 10 por cada uma das 38 milhões de doses previstas para chegarem até dezembro, sendo pago US$ 95 milhões na primeira parcela.

A vacina da Jansen pode ser armazenada em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais, e possuem validade de 4,5 meses. Atualmente, é o único imunizante em etapa avançada de testes que tem eficácia com apenas uma dose, permitindo uma imunização mais rápida.

O uso emergencial do imunizante no Brasil foi aprovado em março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

População adulta imunizada até setembro

A expectativa é que até setembro, 160 milhões de doses cheguem ao país, sendo 40 milhões em julho e 60 milhões em  agosto e mais 60 milhões em setembro, o que, segundo o ministro Marcelo Queiroga, permitirá a vacinação de toda a população adulta do país.

Ainda segundo Queiroga, pessoas maiores de 18 anos devem receber a segunda dose até dezembro.