Acontece

Itália suspende uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 28

Foto: Andreas Solaro/AFP
País tem 19 das 20 regiões que o divide na zona branca, com baixo risco de contaminações pela Covid-19

A Itália, um dos epicentros de infecções pela Covid-19 no início da pandemia, vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir da próxima segunda-feira (28), caso o país mantenha a tendência de queda no número de novos casos da doença, anunciou nesta segunda (21) o governo local.

“A partir de 28 de junho deixaremos para trás a necessidade de usar máscaras em zonas brancas”, escreveu o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, nas redes sociais, se referindo às regiões do país avaliadas com baixo risco de contaminação pelo coronavírus.

A Itália tem hoje 19 das 20 regiões que dividem o país caracterizadas como zona branca, com exceção do Vale de Aosta, que está na zona amarela, segundo nível mais baixo.

Obrigatório desde outubro de 2020, quando o país teve uma alta de infecções, a flexibilização do uso da máscara não significa o abandono total da proteção, já que o governo orienta que a população leve as máscaras ao saírem de suas casas e usem, se formar algum tipo de aglomeração, mesmo ao ar livre.

O país europeu tem tentado voltar à normalidade desde abril, quando a maior parte das restrições foi suspensa, e bares, restaurantes, cinemas e academias retomaram as atividades.

Desde o início da pandemia, a Itália registra 4,2 milhões de casos e 127 mil mortes pela Covid-19. Até a última segunda, 52,48% da população recebeu ao menos uma dose da vacina, enquanto 26,56% receberam as duas doses.

Com informações da Reuters.