Acontece

Pernambuco atinge menor taxa de ocupação de UTI em sete meses

Foto: Hélia Scheppa/SEI
Estado tem 368 leitos disponíveis para pacientes com a Covid-19

Pernambuco atingiu a marca de 79% de ocupação de UTIs desde 24 de novembro do ano passado. A taxa foi alcançada nesta quinta (24) e, no momento, 368 do total de 1.812 leitos de terapia intensiva estão disponíveis para pacientes com a Covid-19, o que elimina a fila de espera por vagas.

Sendo a sexta maior rede de atendimentos do país e a maior de todos os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o aumento da capacidade de atender casos graves da doença torna Pernambuco o segundo estado com menor taxa de mortalidade por coronavírus no Brasil em 2021, sendo superado apenas pelo Maranhão.

De acordo com o governador Paulo Câmara, o trabalho dos profissionais de saúde tem sido determinante para a queda no número de internações. “É fundamental destacar esse momento porque ele é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo as mãos higienizadas. Precisamos continuar valorizando esses cuidados”, disse.

Nesta quinta, Pernambuco recebeu o primeiro lote de vacinas da Janssen, com cerca de 62.250 unidades. As doses serão destinadas ao Recife e a cidades de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no interior do estado. O público-alvo será definido por cada uma das prefeituras.