Acontece

Anvisa recebe pedido de uso emergencial da Covaxin

Foto: Reprodução/BHARAT BIOTECH
Compra da vacina está sendo investigada na CPI da Covid

Nesta terça-feira (29), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu um pedido de uso emergencial em caráter experimental da Covaxin, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech e representada no Brasil pela Precisa Medicamentos, empresa que solicitou o pedido.

De acordo com a agência, já iniciaram a triagem dos documentos. O prazo para análise é de 7 ou 30 dias, ressaltou a Anvisa.

“O prazo será de sete dias quando houver desenvolvimento clínico da vacina no Brasil ou quando o relatório ou parecer técnico emitido pela autoridade sanitária estrangeira seja capaz de comprovar que a vacina atende aos padrões de qualidade, de eficácia e de segurança estabelecidos pela OMS [Organização Mundial da Saúde] ou pelo ICH [nternational Council for Harmonisation] e pelo PIC/S [Convenção de Inspeção Farmacêutica]”, diz no comunicado.

“As primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se houver informações importantes faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório”, divulgou por meio de nota.

A Anvisa autorizou a importação de 4 milhões de doses da vacina, em 13 de junho, com uso de forma controlada, porém ainda não há doses disponíveis no país.

Vale lembrar que o imunizante é alvo de investigações da CPI da Covid e do MP, devido às suspeitas de superfaturamento e outras irregularidades na aquisição da vacina que, até então, não estava aprovada pela Anvisa.

Com informações do R7.