Acontece

Variante Delta preocupa países e Rússia tem novo recorde de mortes

Foto: Dimitar Dilkoff / AFP
Com o aumento das infecções, países voltam a impor restrições

O risco de uma nova onda da pandemia provocada pela variante Delta vem preocupando líderes de todo o mundo. Neste sábado (03), em meio às tentativas de convencer uma população ainda receosa a tomar a vacina, a Rússia registrou 697 óbitos em 24 horas, número recorde desde o início da pandemia, representando um aumento das mortes por Covid-19 pelo quinto dia consecutivo.

O país euro-asiático ainda teve a maior alta de casos diários desde janeiro, com 24.439 confirmações em 24 horas. Atualmente, o país vem observando uma escalada de novos casos desde junho.

Ásia

O presidente do Irã, Hassan Rohani, declarou preocupação com uma possível quinta onda da pandemia no país, pedindo que os cidadãos respeitem integralmente as instruções de saúde. Desde março, o país do Oriente Médio vem sofrendo com o que chamaram de “quarta onda” da epidemia que, desde o início registrou 3,2 milhões de casos e 84 mil mortes.

Neste sábado, o governo indonésio passou a impor novas restrições na capital, Jacarta, na ilha de Java e em Bali, em meio a uma onda sem precedentes de infecções. Nas últimas 24 horas, o país relatou 27.913 novos casos e 493 mortes.

Durante o dia, as forças de segurança da Indonésia estiveram nas ruas para fazer cumprir as novas medidas. Mesquitas, restaurantes e shoppings tiveram que fechar as portas e centenas de postos de controle foram montados. As “restrições emergenciais” serão aplicadas até o dia 20 de julho.

Com o sistema de saúde em colapso, com corredores de hospitais lotados e recusa de pacientes, tendas de campanha estão sendo montadas em estacionamentos. No entanto, muitas famílias são obrigadas a procurar cilindros de oxigênio para realizar os cuidados em casa.

Europa

Portugal voltou a decretar toque de recolher noturno a partir desta sexta-feira (02) para quase 5 milhões de cidadãos em 45 cidades, incluindo Lisboa.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel se mostrou preocupada com relação ao número de espectadores que poderão assistir os últimos jogos da Eurocopa no Reino Unido, em meio a uma crescente de casos devido à variante Delta.

Oceania

O governo do arquipélago de Fiji tem mostrado preocupação com a ameaça de sobrecarga do sistema de saúde em meio à alta de mortes por Covid-19 na região.

“O aumento constante no número médio de casos diários, combinado com outros indicadores, prenuncia um aumento no número de casos diários, hospitalizações e mortes nas próximas semanas”, declarou o ministro da Saúde, James Fong.

África

Hoje, a África do Sul é o país mais afetado pela pandemia no continente. Nesta sexta, registrou 24 mil novas infecções, número recorde que o fez ultrapassar a marca de 2 milhões de casos.

No continente como um todo, a situação também é preocupante, já que “todos os recordes estabelecidos em picos anteriores” foram quebrados, de acordo com a OMS.

Pandemia global

Atualmente, a única região que não mostrou aceleração da pandemia da Covid-19 no mundo foi a América Latina.

Desde o surgimento da doença, em dezembro de 2019, quase quatro milhões de pessoas morreram pelo novo coronavírus no mundo.