Acontece

Anvisa autoriza estudo clínico de nova vacina contra a Covid-19

Foto: Dado Ruvic/Reuters
O imunizante é desenvolvido por empresas dos Estados Unidos, Canadá e França

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para a realização de testes clínicos de fases 1 e 2 de uma nova vacina contra a Covid-19.

Com a autorização, dada nesta terça (06), os testes no Brasil devem contar com 150 voluntários de Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

O imunizante está sendo desenvolvido por três empresas, a Translate Bio, com sede nos Estados Unidos, a Evonik Vancouver Laboratories, do Canadá, e a Sanofi Pasteur, que tem sedes nos EUA e na França e que também vai patrocinar os testes.

Os estudos correspondentes às fases 1 e 2 da pesquisa deverão apresentar dados de segurança obtidos nos testes pré-clínicos (em animais), além de coletar informações iniciais de eficácia. O objetivo é testar três dosagens diferentes do imunizante antes de ampliar os estes para a última fase de estudos.

Outros países, como Estados Unidos, Honduras e Austrália também deverão autorizar testes para a vacina, que usa uma tecnologia de mRNA (RNA mensageiro) encapsulado dentro de uma nanoarticulação lipídica.

Com informações da Folha de São Paulo.