Acontece

Festival de Cannes começa nesta terça (6), após dois anos

Júri do Festival de Cannes 2021 (Foto: Vianney Le Caer/Invision/AP)
Evento terá número recorde de filmes, após um 2020 sem a cerimônia

Nesta terça (06), a Riviera Francesa abre as portas para mais uma edição do Festival de Cannes, após o cancelamento do evento em 2020. O musical “Annette”, de Adam Driver e Marion Cotillard abrirá do evento, que contará com júri presidido pelo diretor americano Spike Lee que, inclusive, defendeu a união entre o cinema e a militância.

Lee ressaltou que o júri não deve “criticar apenas os filmes, mas também o mundo” e os “gangsters” que o “governam”, citando Donald Trump, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o russo Vladimir Putin.

A edição deste ano busca recuperar o tempo perdido e, para isso, a mostra oficial conta com 24 filmes rodados antes e durante a pandemia, sendo esse o maior número dos últimos anos.

Cineastas renomados, como o americano Wes Anderson, o holandês Paul Verhoeven, o iraniano Asghar Farhadi e diretores que já receberam o prêmio máximo em Cannes, como o italiano Nanni Moretti e o tailandês Apichatpong Weerasethakul disputam a Palma de Ouro, que será concedida no dia 17 de julho.

Para começar, será apresentado o primeiro filme em inglês do diretor francês Leos Carax, um musical com o americano Adam Driver e a francesa Marion Cotillard, que interpretam um casal de artistas glamurosos até que tudo muda. A trama é ambientada nos tempos de #MeToo, movimento contra o abuso sexual e concorre à Palma de Ouro.

“Annette” é “perfeita” para abrir o festival, pois “convida os espectadores a vibrarem com um grande espetáculo”, disse Cotillard.

O júri do Festival, ao realizar a tradicional coletiva, contou com membros combativos, como o pernambucano Kleber Mendonça Filho, que defendeu que uma das formas de “resistir” é divulgar a informação e denunciar, por exemplo, “o fechamento da Cinemateca Brasileira há mais de um ano”, uma “forma muito clara de reprimir a cultura e o cinema”.

Maioria no júri, as mulheres exigiram mais igualdade no setor, ressaltando que apenas uma delas, Jane Campion, conquistou a Palma de Ouro em toda a história do Festival por “El Piano”, em 1993.

A atriz e diretora Jodie Foster receberá, ainda, a Palma de Ouro honorária. Foster apresentou em Cannes “Taxi Driver”, de Martin Scorsese, há 45 anos, quando ainda era adolescente.

Dois anos após ter perdido a Palma de Ouro com “Dor e Glória” para o sul-coreano “Parasita”, o diretor e espanhol Pedro Almodóvar retorna à cerimônia.

O tradicional tapete vermelho contará com celebridades sem máscara. Menos lotado, por causa da pandemia, ainda será possível a participação de 30 mil participantes.

Com informações da AFP.