Acontece

Há 16 dias das Olimpíadas, Tóquio entra em estado de emergência

Foto: Arquivo/Estadão
Capital japonesa registrou o maior número diário de novos casos desde 13 de maio

O aumento no número de casos de Covid-19 fez com que o governo japonês declarasse um novo estado de emergência em Tóquio, capital do país e sede dos Jogos Olímpicos que, agora, tem grandes chances de não permitir a presença de espectadores.

Desde abril de 2020, Tóquio já passou por três declarações de estado de emergência, sendo este o quarto, há 16 dias da abertura da Olimpíada, em 23 de julho. Nesta quarta (07), a cidade registrou 920 novas infecções pela doença, maior número desde 13 de maio.

Desde o último dia 20 de junho, a capital japonesa estava sob um “quase estado de emergência”, previsto para terminar no próximo domingo (11). Mas, o aumento de casos fez com que a prefeitura de Tóquio pedisse ao governo federal a intensificação das medidas de controle à Covid-19.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o comitê organizador local já haviam fixado o limite de 10 mil espectadores em grandes instalações esportivas. Nos últimos dias, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, indicou a realização dos jogos sem público, caso a cidade estivesse sob estado de emergência.

Com a declaração do novo estado de emergência, os comitês local e internacional deverão discutir quais medidas tomar.