Acontece

Segunda dose da vacina da AstraZeneca é antecipada em 5 estados

Foto: Ministério da Saúde
Maioria optou para diminuir o intervalo entre as doses para dois meses

Buscando aumentar o número de pessoas totalmente imunizadas e evitar exceder o prazo de 12 semanas entre as doses, os estados do Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pernambuco anunciaram a antecipação da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca.

No Maranhão, o intervalo entre as doses será de oito semanas, válido para cidades que receberam lotes com prazo de validade curto. Enquanto em Goiás, o governo anunciou a antecipação da segunda dose “em alguns dias”.

Mato Grosso do Sul

Assim como no Maranhão, a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer será aplicada 8 semanas após a primeira, visando evitar o atraso da segunda dose. De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, há o temor da falta de imunizantes da AstraZeneca nos próximos meses, e o governo tem cobrado orientações do Ministério da Saúde.

Espírito Santo

Apesar de recomendar aos profissionais da saúde anotar no documento de vacinação o retorno para aplicação da segunda dose em 12 semanas, o governo capixaba autorizou a antecipação para 10 semanas após a primeira dose.

Santa Catarina

O estado do sul do país também passou a permitir a aplicação da segunda dose 10 semanas após a primeira, reiterando que o prazo anterior, de três meses, era por conta da falta de vacinas suficientes. “Se tiver vacina disponível para reduzir o tempo de espera, faremos isso”, disse Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis.

Pernambuco

A segunda dose em Pernambuco poderá ser aplicada num intervalo de 60 dias, mas pode permanecer por 90 dias, a depender do estoque de vacinas de cada cidade. O governo do estado tem discutido com o Ministério da Saúde a antecipação de doses destinadas a completar o esquema em um mês.

Com informações do UOL.