O jornal O Estado de S. Paulo divulgou que dois casos de uma nova variante do coronavírus foram identificados em exames feitos na Copa América. De acordo com o Instituto Adolfo Lutz, que fez o sequenciamento genético de amostras, os casos de infecção pela cepa B.1.621 foram observados entre 12 exames realizados no estado do Mato Grosso.
Além desta nova variante, identificada pela primeira vez na Colômbia, os outros 10 exames constataram infecção pela variante gama, encontrada pela primeira vez no estado do Amazonas. Mato Grosso foi, justamente, o estado que hospedou a seleção colombiana, além dos atletas do Equador.
Os testes foram enviados ao Adolfo Lutz no dia 6 de julho e o resultado saiu no último sábado (10). Esta foi a primeira vez que a variante foi observada em casos relacionados à Copa América. Até o último dia 8, a cepa gama foi a única identificada em exames da competição.
Atualmente, a OMS classifica a cepa B.1.621 como em alerta para mais monitoramento, já que não existem estudos realizados até agora. De acordo com os poucos indícios, particularidades da variante podem representar um maior potencial de transmissão, mas ainda são necessárias mais investigações.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, os casos foram de pessoas assintomáticas e os protocolos de isolamento foram seguidos sob monitoramento.
Cerca de 170 casos de Covid-19 na Copa América foram identificados até o início da última semana.
Adicionar comentário