Acontece

Adesão à vacina contra a Covid-19 bate recorde no Brasil

Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Pesquisa mostra que 94% dos brasileiros são favoráveis à vacinação

A adesão à vacinação contra a Covid-19 segue crescendo no Brasil. O Datafolha divulgou os dados de uma pesquisa apontando que 56% da população do país afirmou já ter recebido a vacina contra a doença, enquanto 38% se mostrou disposta a ser imunizada. Já os que rejeitam as vacinas somam apenas 5% do total.

Esses dados mostram que, apesar dos ataques do presidente Jair Bolsonaro aos imunizantes, a aceitação às vacinas tem apresentado crescimento. Em comparação com o levantamento realizado em dezembro, o aumento da adesão aos imunizantes foi de 21 pontos percentuais, já que, naquela época, a aceitação era de 73% dos brasileiros. Na ocasião, a maior resistência já era entre os apoiadores do presidente.

No fim de 2020, Bolsonaro já havia colocado em dúvida a eficácia dos imunizantes, optando por medidas ineficazes como o chamado “tratamento precoce” com hidroxicloroquina. Na época, chegou a afirmar que a farmacêutica Pfizer não se responsabilizaria se os pacientes vacinados se transformassem em “jacarés”.

Hoje, o presidente continua criticando a eficácia da Coronavac, e segue acreditando na chamada “imunidade de rebanho” como melhor forma de vencer o vírus. Bolsonaro ainda não tomou nenhuma vacina.

A pesquisa do Datafolha entrevistou 2.074 pessoas presencialmente em 146 cidades brasileiras entre os dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.