Acontece

Itália proíbe cruzeiros nos canais de Veneza a partir de agosto

Foto: MANUEL SILVESTRI/REUTERS
Decisão atende a reivindicações da Unesco e dos próprios moradores

A Itália anunciou que vai proibir a entrada de grandes navios de cruzeiro em canais de Veneza a partir de 1º de agosto. A decisão foi tomada depois que o local foi declarado “monumento nacional” pelo governo do país.

A proibição inclui qualquer embarcação que pese mais de 25 mil toneladas ou tenha mais de 530 pés, e se aplicará na bacia da Praça de São Marcos e do Canal de Giudecca, segundo a Associated Press. A resolução atende aos apelos de várias instituições, como a Unesco, e de moradores.

O ministro da Cultura, Dario Franceschini, disse à AP que o governo está agindo “para evitar o risco concreto” de que a Unesco coloque a cidade e seus canais na lista de “patrimônio mundial em perigo”. Para ele, a decisão é uma vitória para todos que “estiveram em Veneza e que ficaram incomodados com o enorme tamanho desses navios que passam pelo lugar mais frágil e bonito do mundo”.

Os esforços para banir mega navios de cruzeiro da cidade e para combater o “overturismo” vem de anos e ganhou força a partir de 2017, quando um navio de cruzeiro colidiu com um cais e um barco turístico, ferindo quatro pessoas.

Quando a proibição entrar em vigor, navios menores ainda terão permissão para entrar nos canais A notícia veio em uma comunicado também pelo Twitter de Franceschini na última terça (13/7), que disse estar “orgulhoso de ter mantido o compromisso” com a Unesco e a população local.

Reprodução Jornal O Globo.